Tenha prioridades e objetivos claros.
É comum traçarmos objetivos que queremos alcançar e não conseguirmos evoluir para atingi-los. Mesmo após organizarmos nossas finanças, por conta própria ou até contratando um serviço de consultoria financeira, percebemos que o orçamento não tem capacidade de reservar uma parte para que você consiga salvar dinheiro por exemplo para aquela viagem anual.
Tão importante quanto o trabalho de se organizar financeiramente, registrar despesas, escolher os melhores investimentos etc. é se autoconhecer. Saiba o que é de fato importante para você e isso será um caminho para priorizar os destinos dos recursos do orçamento. Olhe no guarda-roupa e veja quantas peças ali foram priorizadas em um momento e não te deram satisfação após pouco tempo.
Não deixem que fatores externos de pouca relevância defina para você o que é importante e que irá consumir seu tempo e dinheiro. Hoje temos uma chuva de informação de publicidade e promoções, como jogadores de futebol carregando marcas; blogueiros postando o que gostam etc.
Em muitos orçamentos o que precisamos é nos conhecer e saber o que nos traz maior felicidade e assim, gradativamente irmos mudando hábitos de consumo para que seja possível definir com clareza o que são prioridades.